Notícia

Sabores Originais Europeus” é tema de workshop promovido pelo Balneário Saboroso

13 de julho de 2022

O evento realizado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau aconteceu na noite desta terça-feira (12) na Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú. O workshop “Sabores Originais Europeus” foi apresentado pela Cervejaria Blumenau, junto com representantes da Rota da Linguiça e faz parte da programação que acontece, todos os anos, paralelamente ao festival gastronômico.

Apresentado pelo beer sommelier da Cervejaria Blumenau, Leandro Silvino Stein, o workshop abordou temas importantes para os amantes da bebida, como a história da cerveja, diferença entre a puro malte e a artesanal, harmonizações e diferenças das famílias das cervejas. Além disso, a Rota da Linguiça foi responsável por levar os acompanhamentos para a degustação com as cervejas.

“A ideia dos eventos paralelos é incluir os públicos que se interessam por gastronomia e por sabores, para que possam participar mais ativamente e também ter a oportunidade de aprender durante o festival do Balneário Saboroso. E é muito bom ver que as turmas estão completando suas vagas, mostrando que estamos cumprindo o nosso objetivo de valorizar a gastronomia da região”, destacou a Presidente do BC Convention, Andrezza Negrini. 

O palestrante Leandro Silvino Stein falou sobre a importância do evento para as cervejarias. “É muito importante esse tipo de evento para divulgar a cultura da cerveja artesanal que é diferenciada. O que nos proporciona trazer a experiência, a cultura, falar de harmonização para que os consumidores tenham essa experiência e comecem a usar esse conhecimento no seu cotidiano. Como por exemplo, no Balneário Saboroso, poder escolher os pratos e saber harmonizar com o tipo de cerveja ideal, pois hoje são mais de 200 estilos que existem no mundo e a experiência pode ser diversificada”, revelou o beer sommelier.

A bióloga Tiele Fraga, que participou do evento, falou sobre os pontos interessantes do Workshop e do evento para Balneário Camboriú. “Eu vim com o objetivo de conhecer mais sobre cervejas, que é algo que eu gosto e acompanho por ser algo presente na nossa região. É muito bom poder aprender mais, porque a gente acaba conhecendo cervejas que antes não conhecia, aprende a harmonizar com os pratos ideais, um conhecimento que realmente agrega na nossa vida. Além disso, sempre acompanhei o Balneário Saboroso e eu acho um evento importante para o município, pois acontece no inverno, e ajuda a movimentar a cidade nesse momento da baixa temporada. É um ‘boom’ para a economia e para a cultura”, disse.

Com a Campanha Caloroso Amor, os eventos da programação paralela estão sendo todos gratuitos, mediante a entrega de roupas novas ou em bom estado, com o mínimo de uma peça por inscrição. O objetivo é fazer um evento solidário para celebrar o momento pós-pandemia. Além disso, o evento conta com o apoio da Secretaria de Turismo de BC, SEBRAE e a Prefeitura de Balneário Camboriú.